Pular para o conteúdo

O que você precisa saber sobre a vasectomia

O que você precisa saber sobre a vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade evitar a passagem dos espermatozoides durante a ejaculação.

Como funciona?
A cirurgia consiste na realização de uma interrupção do canal deferente – estrutura responsável pela condução dos espermatozoides dos testículos à uretra – com auxílio de fio cirúrgico ou por meio do calor ou eletricidade. Assim, os espermatozoides ficam “presos” ao longo do caminho, morrem e são absorvidos naturalmente pelo corpo. A cirurgia é simples, feita mediante anestesia, e o paciente pode voltar para casa logo em seguida.

Fertilidade após a cirurgia
No período após a cirurgia, é recomendado que o casal utilize um método contraceptivo auxiliar para prevenir uma gravidez. Afinal, são necessárias cerca de 25 ejaculações depois do procedimento para garantir que não há mais espermatozoide no canal. Por segurança, é recomendado que o paciente faça consultas de revisão e realize espermograma após a cirurgia, para obter essa confirmação.
Já para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativo continua sendo fundamental.

Pós-operatório
Depois da cirurgia, é normal que o homem sinta dor leve e desconforto na região. Dessa maneira, são recomendados repouso e realização de compressa fria no local. Além disso, é indicado optar por roupas confortáveis e evitar relações sexuais por cerca de 7 dias ou até a liberação médica.

Impotência e prazer sexual
Não existe o risco de o paciente apresentar disfunção erétil, pois a cirurgia é feita nos canais deferentes, que estão no interior do escroto, não afetando o pênis.
O prazer sexual do homem também é mantido. Afinal, o procedimento não causa alterações sensoriais no pênis, e o homem continua produzindo testosterona.

É possível reverter uma vasectomia?
Na maioria dos casos, a vasectomia pode ser reversível, sim. Para isso, é feita a religação dos canais deferentes.
No entanto, apesar de ser de baixo risco, a cirurgia de reversão tem um maior tempo de recuperação e necessita de mais cuidados. Assim, o melhor é sempre discutir todos os prós e contras do método antes de recorrer ao procedimento.⠀

Compartilhar:

Em que podemos ajudar?