Pular para o conteúdo

Tratamento clínico da infertilidade masculina

Tratamento clínico da infertilidade masculina

Um casal é considerado infértil quando, após um ano de tentativas frequentes, sem contracepção, não consegue engravidar. 

Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, estudos mostram que em 20% dos casos existe fator misto (masculino e feminino).

No caso dos homens, além de fatores genéticos, hormonais e dos hábitos de vida (o que pode incluir obesidade e tabagismo), existem algumas condições bem definidas que causam infertilidade, como a presença de varicocele (dilatação anormal das veias testiculares) e infecções não tratadas (como prostatites, uretrites, infecções urinárias). 

A exposição a agentes tóxicos no trabalho e o uso de medicamentos ou drogas com efeito tóxico para os testículos também podem causar dificuldades em ter filhos. 

Nessas situações, é importante tratar a causa de origem. Felizmente, existem abordagens clínicas específicas, que podem contribuir para restaurar a fertilidade do indivíduo. 

Em alguns casos, podem ser recomendados medicamentos anti-estrogênicos e androgênicos, além da reposição de algumas vitaminas, para melhorar o estado geral de saúde do paciente e a quantidade e qualidade dos gametas. 

A individualização do tratamento, conforme a história clínica e as necessidades de cada paciente, é fundamental. Para isso, procure atendimento de um médico andrologista.

Compartilhar:

Em que podemos ajudar?